Online

2ª a 6ª Feira
das 09:00
às 18:00hs
Acesso Interno
 
 

Categorias Estado Cidade Bairro Nome

ABERTURA DA COPA EM 2014: A QUEM REALMENTE INTERESSA

Escrito por FRAN em 18/2/2011 09:24:07

O povo da Zona Leste, mais especificamente Itaquera ainda não se conscientizou plenamente da importância de ser o Itaquerão o palco da abertura da Copa do Mundo em 2014, a construção do estádio do Corinthians no bairro gerou grande expectativa  tendo em vista a possibilidade de investimento por parte do governo do estado e da prefeitura numa gama de recursos destinados a população da zona leste, que a muitos e muitos anos sofre com a falta de infra-estrutura e um plano de desenvolvimento para a maior região do estado.

Após a confirmação por parte do Sr. Ricardo Teixeira de que o novo estádio do Corinthians em Itaquera será, de fato, o palco da abertura da copa de 2014, temos observado que tanto o Governador do Estado Sr. Geraldo Alckmin e o Sr. Prefeito Gilberto Kassab vem dando pouca importância para este assunto, uma vez que, movimentos paralelos e tendenciosos levam a crer em um interesse muito grande para que a abertura seja feita em outro local.

Recentemente foi veiculado nos meios de comunicação uma declaração feita pelo Sr. Juvenal Juvêncio presidente do São Paulo F.C., ao defender a linha ouro do metrô, o mesmo não consegue esconder o desejo de que o Morumbi, na Zona Sul, sedie a abertura da Copa de 2014, o presidente do clube usou como base a construção da linha ouro do metrô que liga o aeroporto de congonhas a rede metroviária, alegando ainda que a estação São Paulo/Morumbi fica apenas a 1 km de distância do estádio tricolor o que facilitaria o acesso dos torcedores ao estádio da abertura da copa.

Em outro artigo observamos a declaração do Governador do Estado Geraldo Alckmin, falando sobre a ligação entre o aeroporto de Congonhas e o Jabaquara e ironicamente alegou que isso beneficiaria Itaquera que estaria ligada entre a estação Jabaquara e a estação Corinthians do metrô.

O governador efetivamente não demonstrou interesse numa solução definitiva para a questão do transporte público sendo este o maior problema a ser resolvido tratando-se de copa do mundo, todos nós sabemos das dificuldades que o metrô em dias normais passa, basta uma leve garoa para que se gere filas e mais filas para embarcar, sem contar a super-lotação  dos trens que transportam passageiros como se estivessem em latas de sardinha.

Gostaríamos de convidar o Sr. Geraldo Alckimin a tentar fazer o trajeto de Itaquera ao Jabaquara em um dia normal, sem caos, sem chuva, porém que isso seja feito em horário de pico, poderia escolher, ou na parte da manhã ou na parte da tarde, e depois gostaríamos de saber o que ele pensa sobre essa solução levando-se em conta uma partida de futebol entre Brasil e qualquer outra seleção do mundo.

O metrô atualmente não consegue suportar o transporte de trabalhadores, estudantes e usuários comuns quem dirá ele ser o transporte principal para o translado de torcedores de toda a parte do mundo, é preciso pensar em outras soluções alternativas e não apenas ter o metrô como única solução.

É clara a intenção de alguns poderosos que a abertura da copa não seja realizada em Itaquera, é uma verdadeira briga de Davi x Golias, de um lado uma população que vê nessa possibilidade condições de melhoria efetiva nas áreas de transporte, habitação, saúde, desenvolvimento comercial entre outras, e de outro lado um grupo de pessoas com poder aquisitivo muito maior querendo novamente ficar com a maior parcela do bolo.

É preciso nos conscientizar e deixar a vaidade de lado, pois o ponto principal não é ter Itaquera como sede da abertura da copa do mundo, e sim quais os benefícios diretos e indiretos que essa abertura trará para a região de Itaquera e toda a Zona Leste, a copa do mundo é um evento de 30 dias, os investimentos de infra-estrutura serão mantidos após a copa de 2014, o momento é de se unir, se organizar e cobrar do poder público um maior comprometimento com relação aos benefícios trazidos pela abertura da copa do mundo para uma região que somente é lembrada em época de eleição uma vez que concentra a maior quantidade de votos do Estado.

Fala-se na construção de hotéis, aumento do espaço do Shopping Itaquera em até 70%, valorização do comércio local, inclusive na possibilidade de grandes empresas trazerem suas instalações para a região, tudo isso por conta da possibilidade de Itaquera sediar a abertura da Copa, a população precisa comprar essa idéia e cobrar das autoridades iniciativas diretas e concretas, o povo precisa soltar seu grito em favor dos benefícios que a Copa de 2014 pode trazer para nossa região, é necessário uma grande corrente e uma organização em massa dos moradores da Zona Leste para que não possamos perder mais essa possibilidade, uma vez que isso implica diretamente nos bairros vizinhos, é preciso que a população solte seu grito favorável a abertura da copa e que se faça ouvir.

A Zona Leste clama por desenvolvimento e infra-estrutura para que deixe de ser um bairro dormitório como é considerada atualmente e passe a figurar definitivamente como uma região auto-sustentável  e produtora de recursos, a grande massa que compõe essa região não pode ser usada e nem descartada por interesses que vão contra o desenvolvimento deste povo tão sofrido, chega de sermos usados. Chegou a hora de cobrarmos um investimento direto e efetivo para essa região, não podemos perder este gancho que é a copa do mundo, vamos lutar e nos organizar para o desenvolvimento da nossa região e do nosso bairro, a camisa a ser defendida não é a camisa do Brasil, do São Paulo ou do Corinthians e sim a “Camisa de Itaquera e região” que terá grandes benefícios caso seja concretizada a abertura da copa de 2014 na zona leste de São Paulo.

Texto: Francisco Carlos (Fran) – Presidente da AEC Kauê Itaquerense, proprietário do Site www.itaquera.com.br  e Membro do Movimento Nossa Itaquera.
E-mail: fran@itaquera.com.br

Outras Notícias 
Encontro latino americano de Teatro em Cidade Tiradentes3/8/2015 14:49:54
O PARAQUEDISMO VAI ENTRAR EM ALTA12/1/2012 13:55:58
Traficantes promovem festa de Ano Novo em SP5/1/2012 11:21:18
ABERTURA DA COPA EM 2014: A QUEM REALMENTE INTERESSA18/2/2011 09:24:07
Cidade Tiradentes retoma programa Bairro a Bairro em 2 de fevereiro7/2/2011 15:10:24
Hospital Municipal Cidade Tiradentes faz três anos27/7/2010 09:35:33
Cidade Tiradentes cria Baile Permitidão para jovens que gostam de curtir o funk consciente22/7/2010 10:01:50
ENTIDADE INTERNACIONAL HOMENAGEIA A AEC KAUÊ DE ITAQUERA28/6/2010 14:56:24
Subprefeitura Cidade Tiradentes oferece oportunidades de estágio para novos DJs14/6/2010 14:55:16
Subprefeitura Cidade Tiradentes abre inscrição para o 3° Festival de Funk17/5/2010 14:39:12
1234

Banners